segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conhecendo as turmas (Padre Pagliani)


No dia 17/09/2012, as pibidianas da E.M.E.F. Padre Pagliani, Clarice e Daiane, junto com a Profª. supervisora Mara e a voluntária Yanna, realizaram o primeiro encontro com os alunos.
Neste primeiro contato foi feita a apresentação do grupo, as pibidianas explicitaram suas propostas e apresentaram o site Livemocha, assim como realizaram a inscrição dos alunos no curso online e a criação de e-mails para os que ainda não possuíam. Os alunos foram incentivados a falar de suas expectativas para os encontros e sobre sua relação com a língua espanhola.
Em seguida, os alunos pesquisaram sobre os países que possuem a língua espanhola como língua materna e falaram um pouco sobre a cultura, localização, comidas típicas e outras informações encontradas sobre os países escolhidos, mostrando fotos das principais cidades e pontos turísticos. Eles se mostraram empolgados e interessados, assim como a equipe do PIBID.





El  día 17/09/2012, las pibidianas de la E.M.E.F Padre Pagliani, Clarice y Daiane, junto a la profesora supervisora Mara y la voluntaria Yanna, hicieron el primer encuentro con los alumnos.
En este primer contacto fueron hechas las presentaciones del grupo, las pibidianas presentaron sus propuestas y el sitio Livemocha, así como realizaron las inscripciones de los alumnos en el curso online y la creación de e-mails para los que aún no poseían. Los alumnos fueron estimulados a que hablaran sobre sus expectativas para los encuentros y sobre su relación con la lengua española.
Después, los alumnos investigaron sobre los países que tienen la lengua española como lengua materna y hablaron un poco sobre la cultura, la localización, las comidas típicas y otras informaciones sobre los países elegidos, mostrando fotos de las principales ciudades y puntos turísticos. Ellos se mostraron animados e interesados, así como el equipo del PIBID. 

Conhecendo as turmas (Padre Pagliani)

Na quinta feira, à noite, 14/9/2012 a 8ª série da escola Padre Pagliani teve sua primeira participação no Projeto de Língua Espanhola do PIBID da Unipampa – Jaguarão. Os alunos trabalharam os sentidos participando de um jogo onde, de olhos vendados, tinham que adivinhar que fruta estavam tateando, cheirando e degustando e depois tinham que dizer o nome da fruta em espanhol. Foi um sucesso!

Conhecendo as turmas (Fernando Ribas)

No dia 14/09/2012,  o grupo do 1º ano do ensino fundamental teve o primeiro encontro com o Pibid, neste grupo foi realizada uma dinâmica de apresentação que se chama "la bomba", funciona  da seguinte maneira:  um desenho de uma bomba de papel passa de mão em mão enquanto a música "buenos días amiguitos" está tocando. Quando a música para o aluno que estiver com a bomba na mão se apresenta. A atividade foi um sucesso, além de os alunos se apresentarem, foram feitas perguntas para conhecê-los melhor. Em seguida foi cantada a música e exploramos a canção através de conversa. Também os alunos foram levados para o pátio para brincarem com "el gato y el ratón". Este grupo é composto por 11 alunos com idades entre 7 e oito anos.  A atividade foi um sucesso!

Conhecendo as turmas (Fernando Ribas)


No dia 13/09/2012, os alunos do 3º ano A y B do ensino fundamental tiveram o primeiro encontro com o PIBID, foi realizada uma atividade de apresentação com a música "buenos días amiguitos", a temática da canção foi explorada através de conversa e logo realizada uma atividade mais lúdica no pátio da escola: “el juego del gato y el Ratón”, em que fixamos a temática trabalhada na canção. O grupo neste dia estava composto por 27 alunos que tem idades entre nove e treze anos.

Conhecendo as turmas (Fernando Ribas)

No dia 11/09/2012, os alunos do turno na manhã, 6º ano A e B, 7º série, 7 º ano e 8º série, tiveram o primeiro encontro com o grupo PIBID. Neste primeiro encontro foi realizada em cada turma uma dinâmica de apresentação para conhecer melhor os grupos, um jogo de perguntas e respostas, em que foram exploradas as temáticas que eles já haviam estudado e também foram feitas perguntas sobre eles. As atividades tinham como principal objetivo motivar os alunos a aprender a língua espanhola de uma maneira mais lúdica e foi bem aceita pelos grupos.